Técnicas da Comunicação Não Violenta (CNV) – Aspectos Introdutórios

O curso foi idealizado pelo Laboratório de Práticas Consensuais do NPJ/ITR/UFRRJ e pelo Grupo de Pesquisa sobre Formas Consensuais de Administração de Conflitos em Perspectiva Empírica (FOCA/ITR-UFRRJ) em parceria com a Escola de Extensão da UFRRJ. Neste curso trataremos, de forma introdutória, de técnicas da Comunicação Não Violenta (CNV) e exemplos de sua aplicação prática.O objetivo principal do curso é sensibilizar os alunos quanto ao potencial de utilização de um sistema que permite que as mensagens transmitidas sejam sempre claras, expressivas e que emitam uma linguagem de paz. São recursos de comunicação não violenta, tendo como referencial teórico o trabalho de Marshall Rosenberg.A comunicação não violenta é importante por permitir que a informação chegue ao cliente, aluno, colega de trabalho, dentre outros, de forma que ele não só entenda o que é preciso, mas também se sinta a vontade para emitir sua própria mensagem. Por isso se trata de uma ferramenta útil para várias áreas do conhecimento e profissões.Nesse pensamento, embora a proposta esteja partindo de alunos e professores do curso de Direito do ITR — por conta de um movimento crescente na área jurídica pela construção de uma cultura de solução consensual/amigável dos conflitos — o curso pode interessar a profissionais formados e em formação de diferentes áreas do saber. O curso é gratuito, combinará diferentes mídias e será dividido em 3 (três) etapas, distribuídas entre os dias 10 e 20 de junho de 2022, cada qual correspondendo a 10 horas, totalizando 30 horas de curso (Treinamento). Verificar o item “programação”.

Público Interno: Docentes, discentes e técnicos da UFRRJ e do ITR no tocante à sensibilização sobre o potencial da CNV.
Público Externo: Comunidade em geral, lideranças comunitárias, advogados e outros profissionais de várias áreas interessados em aperfeiçoar sua comunicação utilizando técnicas da CNV.

Ciências Sociais Aplicadas
Período: 10/06/2022 à 20/06/2022